Segurança

Governo anuncia concurso público com 6.100 vagas para a segurança

Diário de Santa Maria

O governador José Ivo Sartori anunciou hoje o maior concurso para a área da segurança pública dos últimos 30 anos. O anúncio foi feito no Palácio Piratini, às 9h.

Foram anunciadas 6.100 vagas assim distribuídas:

_ 4.100 vagas para soldado da Brigada Militar
_ 200 vagas para oficial da BM
_ 450 vagas para soldado dos Bombeiros
_ 50 vagas para oficial dos Bombeiros
_ 1.200 vagas para agente da Polícia Civil
_ 100 vagas para delegados da Polícia Civil

O governador afirmou que 4 mil servidores vão ingressar nos órgãos de segurança em 2017. Além disso, ele reafirmou que dois concursos estão em andamento: para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (720 vagas) e para o Instituto-Geral de Perícias (com 106 vagas).

— O que está acontecendo hoje é fruto do que aconteceu na semana que passou, A aprovação de projetos que dizem respeito à questão da segurança ajudaram a criar essa decisão de governo — disse Sartori em referência a projetos aprovados pela Assembleia na terça-feira (27).

Após anunciar as vagas, o governador afirmou que o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, irá detalhar o concurso ainda hoje. Em entrevista para a Rádio Gaúcha, o ex-prefeito de Santa Maria, afirmou que o concurso começou a ser articulado há 3 meses. Schirmer afirmou que o primeiro passo era chamar todos os concursados já aprovados em outros concursos:

_ Chamamos todos, sem exceção, nos Bombeiros, na Brigada Militar e na Polícia Civil.

PREVISÃO DE DATAS
Ao ser questionado sobre a previsão de datas, Shirmer afirmou que "um concurso sempre tem data para começar, mas não para terminar" porque depende de variáveis:

_ Se tudo correr como estamos prevendo, de novembro deste ano a janeiro de 2018, o concurso deve estar concluído. Aí, se chamam os policiai. Tem um período de curso de formação, de três a cinco meses. Depois, já podemos pensar em policiais nas ruas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Suspeito de matar adolescente é preso em Caçapava do Sul

Próximo

Vereadores propõem consórcio regional para ativar UTI pediátrica

Geral