O governador José Ivo Sartori anunciou hoje o maior concurso para a área da segurança pública dos últimos 30 anos. O anúncio foi feito no Palácio Piratini, às 9h.
Foram anunciadas 6.100 vagas assim distribuídas:
_ 4.100 vagas para soldado da Brigada Militar
_ 200 vagas para oficial da BM
_ 450 vagas para soldado dos Bombeiros
_ 50 vagas para oficial dos Bombeiros
_ 1.200 vagas para agente da Polícia Civil
_ 100 vagas para delegados da Polícia Civil
O governador afirmou que 4 mil servidores vão ingressar nos órgãos de segurança em 2017. Além disso, ele reafirmou que dois concursos estão em andamento: para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (720 vagas) e para o Instituto-Geral de Perícias (com 106 vagas).
— O que está acontecendo hoje é fruto do que aconteceu na semana que passou, A aprovação de projetos que dizem respeito à questão da segurança ajudaram a criar essa decisão de governo — disse Sartori em referência a projetos aprovados pela Assembleia na terça-feira (27).
Após anunciar as vagas, o governador afirmou que o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, irá detalhar o concurso ainda hoje. Em entrevista para a Rádio Gaúcha, o ex-prefeito de Santa Maria, afirmou que o concurso começou a ser articulado há 3 meses. Schirmer afirmou que o primeiro passo era chamar todos os concursados já aprovados em outros concursos:
_ Chamamos todos, sem exceção, nos Bombeiros, na Brigada Militar e na Polícia Civil.
PREVISÃO DE DATAS
Ao ser questionado sobre a previsão de datas, Shirmer afirmou que "um concurso sempre tem data para começar, mas não para terminar" porque depende de variáveis:
_ Se tudo correr como estamos prevendo, de novembro deste ano a janeiro de 2018, o concurso deve estar concluído. Aí, se chamam os policiai. Tem um período de curso de formação, de três a cinco meses. Depois, já podemos pensar em policiais nas ruas.